Feed corporativo: o que a Weduka aprendeu com as redes sociais para aplicar na comunicação das empresas?

Já sabemos que a comunicação interna eficaz desempenha um papel vital no sucesso de qualquer organização. No mundo empresarial de hoje, rápido e interconectado, as empresas precisam de canais eficientes para facilitar a comunicação entre as pessoas. É a espinha dorsal que fomenta a colaboração, alinhamento e engajamento, e isso pode apoiar tanto a produtividade quanto a satisfação das pessoas.

Canais de comunicação não faltam por aí, síncronos, assíncronos, modernos, antigos, isso importa pouco, desde que sejam eficazes. Neste sentido, não podemos passar sem dar um pouco mais de atenção para uma solução que ganhou destaque incontestável nos últimos anos: o feed. As redes sociais são, se não a principal, uma das principais escolhas das pessoas quando precisam comunicar algo. Com algumas poucas exceções, provavelmente todo mundo que você conhece já fez ou consumiu algum post em alguma rede social, certo? Você tem a dimensão de quantos posts já fez? Quantas mensagens já enviou ou respondeu? Quantas reações ou comentários já fez? Aposto que não! Agora vamos deixar isso um pouco mais interessante: Quem ensinou você a fazer isso tudo? Possivelmente ninguém. É exatamente isto aqui que tem, ou que deveria ter, um valor incalculável para as organizações na implementação de uma plataforma para comunicação interna. Imagina não precisar treinar ninguém e ter, desde o dia zero, um sistema de comunicação efetivo, onde as pessoas sabem usar, postar, reagir, comentar, buscar, mencionar, compartilhar? É disto que estamos falando. É sobre aproveitar convenções de fora para dentro, é sobre inteligência aplicada ao seu negócio, é sobre respeitar as escolhas das pessoas e proporcionar um ambiente capaz de aproveitar, dentro da empresa, aquilo que elas já trazem consigo de fora. Parece importante pra você? Se sim, siga com a leitura até o final. Neste artigo vamos explorar justamente esta importância de ter uma plataforma de feed nas empresas, aprofundando um pouco sua definição, funcionalidades, benefícios e melhores práticas para uma implementação bem-sucedida. Ao entender o poder das plataformas de feed, as organizações podem revolucionar a comunicação interna e criar uma força de trabalho mais conectada e informada. Bora entender?

Por que uma empresa precisa de comunicação interna eficiente?
Em qualquer empresa, a comunicação interna desempenha um papel crucial em fomentar um ambiente de trabalho coeso e produtivo. Garante que as pessoas estejam bem informadas, alinhadas com os propósitos e capacitadas para contribuir com o melhor de si. A comunicação interna eficaz promove transparência, reduz mal-entendidos e constrói confiança. No final das contas, a comunicação fala muito sobre como é a cultura organizacional.

Desafios comumente enfrentados na comunicação interna:
Apesar de sua importância, a comunicação interna pode ser um desafio para grande parte das empresas. Não é nada incomum as pesquisas de clima organizacional apontarem a comunicação como uma das maiores ofensoras. Métodos tradicionais como e-mails ou murais muitas vezes resultam em sobrecarga de informações e podem ser facilmente perdidos na confusão. Em organizações grandes, barreiras geográficas e de áreas podem dificultar ainda mais a eficácia, levando à departamentalização, atrasos e colaboração reduzida. A boa notícia é que podemos fugir disso com muito mais facilidade do que há alguns anos atrás.

Compreendendo a plataforma de Feed: definição e funcionalidade.
O que é uma plataforma de Feed corporativo afinal? Ao contrário do que muita gente pensa, um feed corporativo não é uma rede social corporativa, ou ao menos não precisa ser. Em um ambiente de trabalho, não é esperado que as pessoas postem ou comentem temas impróprios ou íntimos, por exemplo. Então, a primeira coisa importante: é necessário desvencilhar-se do preconceito, se é que você o tem, de que um feed corporativo é uma central de fofocas da empresa, ok? O que as pessoas fazem com uma ferramenta de feed disponível reflete a cultura da empresa. Se você tem ou quer ter um ambiente colaborativo, onde as pessoas possam construir juntas conhecimento, explorar e criar novos futuros, precisa que a cultura seja exatamente esta. Não é uma plataforma que vai mudar a forma como as pessoas já se comportam. Dito isto, uma plataforma de feed corporativo é uma ferramenta digital ou software que serve como um hub para comunicação interna dentro de uma empresa. Ela agrega informações, anúncios, atualizações e discussões em um formato de feed em tempo real, semelhante às plataformas de rede social. As pessoas podem acessar e interagir com a plataforma de seus desktops ou dispositivos móveis, tornando-a facilmente acessível em toda a organização. E, acredite, elas fazem isso mais e melhor do que você possa imaginar! Podemos, a partir da experiência com o feed da plataforma Weduka, arriscar dizer que é muito mais fácil viralizar conteúdos, gerar alcance e engajamento no feed corporativo do que nas redes sociais abertas. Aqui a distribuição é gerenciada, e estamos falando de uma plataforma disponível para as pessoas por muitas horas durante seu expediente de trabalho. Neste sentido o feed da Weduka tem se tornado cada vez mais um importante aliado na aprendizagem das pessoas, pois de uma forma muito natural elas passam a consumir e interagir com os conteúdos mais relevantes das suas empresas.

Recursos e componentes principais de uma plataforma de feed:
Geralmente engloba recursos como notícias de texto, com imagens ou vídeos, abrindo possibilidade de reação ou discussão. Isso permite que as pessoas fiquem atualizadas com anúncios da empresa, compartilhem conhecimento, colaborem em projetos e participem de conversas significativas. A plataforma também pode oferecer opções de personalização, como aqui na Weduka, onde é possível trabalhar com diversos grupos pré-definidos, facilitando a distribuição de um post. Outro diferencial da nossa plataforma são as pontes digitais que o feed faz entre as diferentes features do nosso sistema, onde você pode escolher dar um boost em um documento que recebeu atualizações na sua base de conhecimento, ou um novo treinamento disponível, por exemplo.

Quais benefícios normalmente são encontrados quando implementamos o feed em nosso clientes?
– Melhoria na acessibilidade e alcance da informação: ao centralizar a comunicação no feed, as empresas podem garantir que informações importantes cheguem a todas as pessoas, independentemente da localização ou função. Isso elimina a necessidade de procurar em e-mails ou depender de atualizações de boca em boca, reduzindo assim as lacunas na comunicação e melhorando a acessibilidade geral às informações-chave.
– Aumento do engajamento e satisfação: o feed promove um senso de comunidade e envolvimento. Permite participar ativamente de discussões, compartilhar ideias e fornecer feedbacks. Esse nível de engajamento não apenas melhora a satisfação no trabalho, mas também promove uma cultura de melhoria contínua e inovação dentro da organização. Isso parece acontecer naturalmente, como mágica!
– Melhoria na colaboração e compartilhamento de conhecimento: uma das principais vantagens do feed é sua capacidade de facilitar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre equipes. As pessoas podem facilmente compartilhar notícias, documentos, treinamentos, certificados, pesquisas, enquetes e até conquistas profissionais, e buscar opiniões de colegas ou trabalhar juntas em projetos, independentemente de sua localização física. Isso promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente, onde ideias e expertise podem fluir livremente. E, vale citar, normalmente a inovação acontece quando a ideia vence a hierarquia. O feed pode ser uma chave estratégica para isso.

Se não é preciso treinar praticamente ninguém sobre como interagir em um feed, quais são as boas práticas durante a implementação?
– Incentivando o compartilhamento de ideias e o feedback: o feed fornece um espaço para expressar opiniões, compartilhar ideias e fornecer feedback. Esse sentimento não apenas faz com que as pessoas se sintam valorizadas, mas também permite que a organização aproveite a sabedoria coletiva delas, levando a uma melhor tomada de decisões e resolução de problemas. Já parou pra pensar que muitas vezes é mais fácil, rápido e eficiente gerar uma enquete no feed, do que tentar descobrir por si só o melhor caminho para resolver algum problema? O poder da comunicação síncrona está aí no LinkedIn, Instagram, Facebook e tantas outras… as pessoas pedem dicas sobre como tirar a mancha de uma peça de roupa e são rapidamente abastecidas com conhecimento coletivo. Transfira esse poder para o seu negócio e acompanhe uma verdadeira revolução na forma como seu time passará a construir soluções em colaboração!
– Incentivando a colaboração entre equipes: ao quebrar barreiras e permitir uma comunicação sem interrupções entre equipes, o feed incentiva a colaboração e a troca de conhecimento, permitindo que pessoas de diferentes áreas ou localidades se conectem, compartilhem experiências e trabalhem juntas em projetos. Essa troca de ideias e habilidades pode levar a novas perspectivas e resultados melhorados. Claro, se existem áreas que necessitam de sigilo entre si, tudo bem. Configure sua plataforma para isso. Aqui na Weduka, a gestão de quem pode postar ou de quem pode acessar é descomplicada. A governança fica 100% no seu controle.
– Promovendo transparência e visibilidade: o feed promove a transparência fornecendo uma visão clara de atualizações, iniciativas e metas em toda a empresa. Essa transparência cultiva a confiança, já que as pessoas podem ver como seus esforços individuais contribuem para o sucesso geral da organização. Isso também aumenta a visibilidade, garantindo que o bom trabalho seja reconhecido e celebrado, promovendo um ambiente positivo e de apoio. Recomendamos sempre que os reconhecimentos sejam publicados, seja agradecimentos por entregas acima do esperado, promoções ou conquistas individuais ou de times, estimulando que isso se repita na linha do tempo, e que mais pessoas se interessem em buscar também seu espaço ao sol.

Então, por que esperar? As plataformas estão ao seu alcance, e a Weduka está entre as mais modernas, dinâmicas, e com melhor custo-benefício do mercado. Agende um horário com nosso time de especialistas e se surpreenda com tudo o que podemos fazer pela sua comunicação!

Compartilho abaixo um estudo de caso, um exemplo da vida real sobre a implementação de feed em uma empresa: Revolucionando a comunicação interna com o feed da Weduka!

A Empresa A (preservando nomes por questões éticas), um banco de referência global, implementou nossa solução de feed para otimizar sua comunicação interna. Ao centralizar as informações e personalizar a entrega de conteúdo, eles viram um aumento significativo no engajamento e colaboração das pessoas. A plataforma tornou-se sua principal fonte de atualizações em todos os níveis, transformando a forma como trabalham juntos. Logo no primeiro post, as impressões alcançaram milhares de visualizações, e os comentários foram determinantes para calibrar o processo de comunicação. A Empresa lutava com canais de comunicação fragmentados, parte do time com um canal, parte com outro, parceiros e terceirizados cada qual com seus respectivos canais também. Parece um cenário caótico, mas absolutamente comum na esmagadora maioria das empresas do setor. Ao implementar o feed, experimentaram um notável avanço no engajamento das pessoas, o que não é nenhuma surpresa, afinal receber informações relevantes, tempestivas, e em um canal inclusivo naturalmente gera uma participação espontânea. Uma surpresa positiva foi nos desafios que enfrentava na recuperação de informações, sempre complexa e dependente de muitas variáveis. Neste sentido, o feed forneceu um centro de buscas para acesso fácil a publicações e atualizações, especialmente as críticas. Com as funcionalidades eficientes de busca da Weduka, as pessoas podem encontrar informações em questão de segundos, economizando tempo valioso e reduzindo a frustração.

Temos um veredicto: implementar uma plataforma de feed para comunicação interna pode melhorar significativamente a forma como as empresas compartilham informações, colaboram e engajam sua gente. Ao centralizar os canais de comunicação e fornecer entrega de conteúdo personalizado, podem simplificar o fluxo de informações, melhorar o compartilhamento de conhecimento e fomentar uma cultura de transparência e colaboração. Podemos fomentar uma comunicação próspera, onde ideias florescem e equipes trabalham juntas sem ruídos, e em direção a objetivos comuns. Então, se a sua pergunta agora é: “Qual ou melhor feed para minha empresa?” ou “Qual a melhor rede social corporativa para minha empresa?”, permita-se conhecer nossa solução. Se você quer saber mais, conhecer, navegar, testar a plataforma Weduka, entre em contato! Nosso time de especialistas terá o maior prazer em ouvir as dores do seu negócio, compartilhar experiências e, sem nenhum compromisso comercial, fazer recomendações úteis. Até breve!

Por Daniel Fedrizzi, em 13 de fevereiro de 2024

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