Explore dados do ecossistema
Chegamos em 2022. Entre ondas e variantes do corona vírus, dia a dia, temos aprendido como lidar com esse novo normal na gestão de pessoas e de processos. Mas será que estamos aprendendo mesmo?
Lembro de ver grandes amigos desse universo de atendimento contando (com merecido orgulho) tudo que foi feito para, em meio ao caos do homeoffice forçado, manter operações de atendimento rodando. Vários inclusive, especialmente nossos clientes na Weduka, tendo a grata surpresa com indicadores de qualidade e produtividade melhores do que no período pré pandemia.
Depois de quase dois anos de toda essa mudança, nada mais está como antes. Aprendemos muito, mas junto com as soluções criamos novos problemas.
Gestores de tecnologia observaram o aumento dos riscos de segurança. Além disso, novas ferramentas foram inseridas na lista de gerenciamento. Ferramentas de comunicação, LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), pesquisa, gestão de conhecimento, gestão de qualidade, gestão de dados e indicadores… enfim, o necessário para trazer tudo que antes estava funcionando no físico, agora para o digital.
Neste escopo, um problema que já existia no passado continuou sem solução. Dados descentralizados e disponíveis para grupos específicos. Se antes ter tudo num só lugar era difícil, agora com mais ferramentas, de mais fornecedores, ficou ainda pior.
Não dá pra fazer gestão direito sem dados organizados. (pelo menos uma boa gestão)
Profissionais de dados precisam ter a capacidade de identificar os objetivos do negócios, colher, tratar e disponibilizar os dados num formato adequado para que gestores de todos os níveis façam seu trabalho bem feito.
Aqui pode ser um dashboard mirabolante ou uma simples tabela de Excel. Estou falando de qualidade de informação, e isso é muito mais um árduo trabalho de transformação de dados do que propriamente a exibição do mesmo.
Mas gosto de ir mais longe aqui. Além dos gestores, cada profissional, independente do nível hierárquico, precisa ter condições de acompanhar suas métricas de produtividade, qualidade, aprendizagem ou qualquer outra dimensão pela qual tenha alguma responsabilidade de entrega.
Se essa pessoa não sabe como foi o resultado ontem, como ela fará um resultado melhor hoje?
Não podemos esquecer jamais desse público. São essas pessoas que tem atuação direta com cada cliente/consumidor.
Na Weduka acreditamos na democratização dos dados. Além de integrar praticamente todas as ferramentas que os times de atendimento precisam para encantar clientes, integramos também os dados de tudo isso. E assim, com aprendizagem, engajamento e desempenho alinhados, ajudamos as pessoas a criarem momentos de conquista e serem protagonistas no seu negócio.